Poluição marinha no Rio: Problemas globais, impactos locais

04/10/2021

Botafogo Cove, Rio de Janeiro.  Credit: Ricardo Gomes

 

O Rio de Janeiro é uma cidade litorânea altamente urbanizada, onde o ambiente marinho é ecologicamente e economicamente importante para atividades pesqueiras, transporte de embarcações e recreação. Além disso, as águas costeiras e marinhas do Rio são altamente impactadas pelos despejos de esgoto industrial e urbano e pela poluição liberada por embarcações e plantas industriais. Considerando o aumento da frequência de poluentes liberados e expansão urbana, o monitoramento e avaliação da ocorrência de contaminantes espaciais e temporais e cinéticas neste ambiente marinho costeiro fornecem informações cruciais para o manejo e conservação do ecossistema, o que auxiliará na tomada de decisão para evitar danos à saúde pública e ao meio ambiente.

Os principais objetivos deste workshop são engajar cientistas, stakeholders e sociedade em ações de monitoramento e limpeza ambiental e incentivar o desenvolvimento e a aplicação de métodos de avaliação e limpeza dos ecossistemas marinhos. Essas metas serão alcançadas durante o workshop proposto, apresentando exposições curtas sobre os passos necessários para entender e gerenciar ambientes marinhos costeiros, especialmente os do Estado do Rio de Janeiro.

Objetivos específicos incluem: conectar cientistas que pesquisam os diferentes componentes do ecossistema marinho no Rio de Janeiro; promover esforços de monitoramento da poluição no ambiente marinho do Rio de Janeiro; e mostrando e exemplificando como as informações científicas produzidas localmente podem ser utilizadas para monitorar e limpar o ambiente marinho, e como esses esforços ajudam a evitar a degradação ambiental e diminuem os impactos da poluição nos ecossistemas marinhos do Rio de Janeiro. Além disso, esta Atividade visa catalisar o desenvolvimento de métodos e programas de ciência cidadã que conectam cientistas com formuladores de políticas e iniciativas sociais locais.

Um dos ambientes marinhos mais icônicos e economicamente importantes do Rio de Janeiro é a Baía de Guanabara. Este estuário é um dos ecossistemas marinhos mais estudados globalmente, sendo impactado por várias pressões antrópicas. Embora essas pressões tenham mudado o ambiente ao longo do tempo, ela ainda mostra sinais de resiliência e sustenta uma forte comunidade local com vários serviços ecossistêmicos. Este evento reunirá cientistas e stakeholders para analisar com atenção o que conseguimos até agora e como podemos avançar para avaliar questões de poluição na Baía de Guanabara, na Baía de Sepetiba e nos ecossistemas marinhos em áreas costeiras adjacentes do Rio de Janeiro.

Este workshop é uma Atividade Satélite do Laboratório "A Clean Ocean" da Década do Oceano

Com esse objetivo, os participantes serão incentivados a discutir as principais pressões de poluição sobre os ambientes marinhos no Rio, seus sinergismos, bem como as vantagens de novas tecnologias e métodos, ciência cidadã, gestão participativa e políticas públicas contra a poluição marinha, para avaliar e mitigar a poluição ambiental, visando um oceano limpo.

Acompanhe o Workshop!

O workshop será transmitido pelo canal de You.tube da Cátedra!

Data: 18 de novembro de 2021

Horário: Logo iremos divulgar!

Se inscreva em nosso canal do Youtube e ative o sininho para ficar por dentro das novidades.