Conheça o Podcast que vai te pegar!

O Conservação em Prosa é um projeto de Educação Ambiental fruto da dedicação de uma equipe majoritariamente formada por mulheres, que preparou um Podcast para trazer informações sobre pesquisas científicas realizadas em unidades de conservação em uma linguagem mais acessível com a intenção de levar o oceano para a sala de aula. A primeira temporada conta com 17 episódios que são lançados a cada quinze dias, a partir do dia 15 de Outubro de 2021, em comemoração aos dias dos professores!

O projeto nasceu como um caldeirão de ideias para fazer dos mares o melhor! Uma iniciativa que envolve pessoas que trabalham na área de ciências do mar, fazendo pesquisa, atuando na gestão e levando informação e conhecimento para formar atuais e futuros cidadãos sobre o nosso Oceano e sua importância. O projeto tem como instituições proponentes a Cátedra UNESCO para sustentabilidade do Oceano, sediada na Universidade de São Paulo, e o Parque Estadual Ilha Anchieta, gerido pela Fundação Florestal, órgão gestor das unidades de conservação do Estado de São Paulo.

Nosso objetivo é transformar o conteúdo das pesquisas científicas realizadas nas unidades de conservação costeiras e marinhas em um enredo didático que servirá de ferramenta para as professoras e os os professores da rede de ensino fundamental II e médio trabalhar a cultura oceânica em sala de aula, assim contribuindo com a Década do Oceano!

Nesta primeira temporada são consideradas pesquisas realizadas em 6 unidades de Conservação do estado de São Paulo, são elas: APA Marinha do Litoral Sul, Parque Estadual Ilha do Cardoso, APA Marinha do Litoral Centro, Parque Estadual Ilha Anchieta, APA Marinha do Litoral Norte e Parque Estadual Ilha Anchieta.

Conheça a nossa Estrela do Mar!

O Conservação em Prosa conta com uma personagem muito especial, a professora MARlene que é moradora do litoral, graduada em Ciências Biológicas, professora da rede pública de ensino, ela é super curiosa e adora compartilhar conhecimento, além disso, é apaixonada pelo mar e quer contribuir com a Década do Oceano e promover a Cultura Oceânica. MARlene irá guiar nossos/as ouvintes em um mar de informação.

FIQUE POR DENTRO!

E pra ficar por dentro de tudo o que está borbulhado por aqui se cadastre na nossa lista de e-mails e nos siga nas redes sociais.

E em caso dúvidas, sugestões ou comentários sobre o que você gostaria de ver aqui no Conservação em Prosa, é só escrever pra gente!

OPS! Se o link acima não funcionou pra você é só mandar e-mail diretamente do seu provedor para conservacaoemprosa@gmail.com

Como participar do MARlenes do Brasil?

Nós queremos escutar vocês professoras e professores, então compartilhem conosco as suas experiências com atividades que se relacionam com o ambiente marinho para que que elas possam inspirar quem nos escuta.

Para isso nos enviem um e-mail (conservacaoemprosa@gmail.com) com o título: "Marlenes do Brasil". No e-mail devem enviar um áudio de até 3 minutos ou texto com no máximo 300 palavras com as seguintes informações:

  • 1. Nome
  • 2. Local de origem (cidade e estado)
  • 3. Disciplina que leciona e para qual série?
  • 4. Nome  da escola que trabalha?
  • 5. Contar sobre atividade que envolve o ambiente costeiro marinho que desenvolveu com os alunos
  • 6. O que a experiência trouxe de positivo?

Conheça a nossa equipe!