Cursos Apoiados

26/10/2021

Poluição Plástica: Ocorrência e Impacto Ambiental

Informações gerais:

- Nome do curso: Poluição Plástica: ocorrência e impacto ambiental
- Oferecimento: Pós graduação da UNIFAP e IEPA, UEAP e Técnicos da SEMA-AP
- Período de Realização: 23/10 a 03/11/2023
- Público-alvo: pós graduandos do Amapá
- Custo: gratuito
- Carga Horária: 45h
- Modo: presencial (com transmissão do ciclo de palestras)
- Certificação: Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - UNIFAP

O objetivo do curso é proporcionar aos discentes embasamentos sobre o tema emergente da poluição plástica, no intuito de apresentar a problemática e auxiliar no processo de compreensão dos riscos eminentes relacionados aos ambientes costeiros amazônicos. Além de avaliar, sob um ponto de vista crítico, os impactos da poluição por microplásticos e o que está sendo realizado no Brasil (e o que poderia ser realizado), e principalmente na Amazônia amapaense, para amenizar os riscos desse tipo de problema ambiental. Dessa forma, o curso funciona como um instrumento para preparar o púbico alvo que pretende iniciar carreira na área, seja de forma direta ou por meio de colaborações.

O interessante é que esse ano ocorrerá um pequeno ciclo de palestra online denominado “Conversa com especialistas”, que consiste em bate papo com pesquisadores renomados no tema, do Brasil e do Mundo. A expectativa é que no próximo ano, com a divulgação do tema e os avanços das parcerias e das discussões, o curso tenha caráter online sem perder o foco na Amazônia.

 

 

Este curso está sendo promovido através de uma iniciativa entre a Pesquisadora Drª. Emarielle Pardal (Laboratório de Sensoriamento Remoto e Análises Espaciais Aplicado a Ecossistemas Aquáticos-IEPA) e o Professor Dr. Alexandre Florentino do Curso de pós-graduação em Ciências Ambientais-UNIFAP. No contexto da poluição plástica, tendo em vista que as discussões e tratativas dessa problemática estão em fase inicial no estado do Amapá, o curso surge no âmbito de alguns projetos pioneiros sobre o tema, os quais estão promovendo um ambiente de discussão e diagnóstico da poluição plástica na região, como, por exemplo, o Projeto de Poluição Plástica na Amazônia Costeira-ProPPAC e o Observatório do Lixo Antropogênico Marinho- OLAMAR. Unindo-se a essas ações está surgindo a parceria com o setor de Educação Ambiental da SEMA-AP fazendo com que o curso ocorra como a primeira capacitação para servidores técnicos da SEMA-AP no âmbito do projeto de Educação Ambiental da Zona Costeira Amapaense (SEMA).

Acesse a Ementa (Plano de ensino).pdf (1 download ) .

 

 

Curso MaRemoto: a invasão da cultura oceânica nas escolas

A segunda edição do curso, ministrado na modalidade EaD, terá 60 horas de carga horária (5h por semana), será oferecido no segundo semestre de 2022 (de 21/09 a 07/12) e visa trabalhar a cultura oceânica com os(as) participantes, dentre eles(as) professores(as) da educação básica e licenciandos(as) em formação.

Organizado por pesquisadoras da Universidade Federal do ABC (UFABC), Profa. Dra. Natalia Pirani Ghilardi-Lopes e Dra. Juliana Imenis Barradas, o MaRemoto possui o apoio da Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, bem como da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC e, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar da Marinha do Brasil (SECIRM).

O conteúdo programático desta edição será disponibilizado em breve!

Nós, da Cátedra Oceano, incentivamos fortemente que o público interessado busque saber mais e participe desse incrível curso que traz o oceano para dentro dos espaços de ensino! Para conhecer mais sobre o curso, leia a publicação da PesquisABC: Um Oceano conhecido, apreciado e valorizado por todos.

A primeira edição ocorreu no segundo semestre de 2021 e foi um sucesso! Acesse o Relatório Curso MaRemoto.pdf (5 downloads ) ( Anexo 1. pdf (7 downloads ) , Anexo 2.pdf (5 downloads ) , Anexo 3.pdf (9 downloads ) , Anexo 4.pdf (6 downloads ) ).