Onde estão os dados marinhos do Atlântico Sul Ocidental?

10/05/2022

Foto de Emmy C disponível em Unsplash

Promover a gestão e governança sustentável e sustentada do oceano depende de conhecermos os processos e características desse imenso corpo de água e também de que as pessoas envolvidas na gestão, uso e conservação do Oceano tenham acesso a informações de qualidade e em formato adequado às demandas que devem atender.

Nesse processo, um fator a ser considerado é a necessidade de políticas públicas de apoio ao acesso livre a dados marinhos, permitindo a tomada de decisões com base na melhor informação disponível para a boa governança oceânica, o ordenamento do espaço marinho e a incorporação de novas soluções e tecnologias desenvolvidas em Universidades e Centros de Pesquisa.

O principal objetivo desta Atividade Satélite é engajar cientistas, setor público e sociedade na necessidade de incorporar dados marinhos em bancos de dados com acesso público, com foco na qualidade da informação para apoiar a gestão, inovação e tomada de decisão.

O diálogo entre cientistas e gestores facilitará o fluxo e divulgação de dados científicos, apoiando a implementação do conhecimento científico na tomada de decisões para ações efetivas de proteção aos cidadãos dos perigos oceânicos.

Este workshop é uma Atividade Satélite do Laboratório "Um Oceano acessível" da Década do Oceano

Acompanhe o Webinar!

Data: 11 de maio de 2022

Youtube da Cátedra! - AO VIVO

Conheça quem vai estar no evento

Alexander Turra

Professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e coordenador da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano.

Simone Pennafirme

Doutora em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense. Gerente do Núcleo de Vida Marinha da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.

Fernanda Azevedo

Doutora em Zoologia (Museu Nacional-UFRJ) com estágio de pós-doutorado na Manchester Metropolitan University. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Biologia de Porifera do Instituto de Biologia da UFRJ e responsável técnica e Coordenadora do Programa BioGeoMar.

Keila Elizabeth Macfadem Juarez

Doutora em Biologia Animal (UNB) trabalha na avaliação e monitoramento do Projeto SiBBr - Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira.

.