Rio de Janeiro – Cidade inteligente para um oceano seguro

31/03/2022

Foto de Ilona Froehlich disponível em Unsplash

Frente ao aumento da frequência de eventos climáticos extremos e à expansão urbana, monitorar e prever mudanças espaciais e temporais em ambiente marinho costeiro é essencial para subsidiar governos e auxiliar na tomada de decisões para ações de adaptação e mitigação para proteger os cidadãos dos perigos oceânicos e evitar danos à saúde pública.

Com foco no binômio ciência-política da Década do Oceano, este evento busca fortalecer o diálogo entre cientistas e agentes governamentais, fornecendo informações confiáveis ​​sobre a conquista de um oceano seguro no contexto de emergência climática e subsidiando a tomada de decisões.

O principal objetivo desta Atividade Satélite é engajar cientistas, stakeholders e sociedade em ações de monitoramento e previsão ambiental, incentivando o desenvolvimento e a aplicação de métodos para prever mudanças abruptas nos ecossistemas marinhos.

O diálogo entre cientistas e gestores facilitará o fluxo e divulgação de dados científicos, apoiando a implementação do conhecimento científico na tomada de decisões para ações efetivas de proteção aos cidadãos dos perigos oceânicos.

Vamos discutir os passos necessários para entender e gerenciar os perigos oceânicos e assim, buscar novas formas de colaboração entre ciência e gestão e mostrar ao público em geral a importância dos ambientes marinhos na vida dos cidadãos e os impactos que podem surgir sem a devida atenção a esses ambientes.

Este workshop é uma Atividade Satélite do Laboratório "Um Oceano seguro" da Década do Oceano

Acompanhe o Webinar!

Data: 06 de abril de 2022

Youtube da Cátedra! - AO VIVO

Conheça quem vai estar no evento

Alexander Turra

Professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e coordenador da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano.

Simone Pennafirme

Doutora em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense. Gerente do Núcleo de Vida Marinha da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.

Alexandre Cardeman

CEO do Centro de Operações Rio – COR, pós-graduado em Tecnologia de Rede pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA em Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-EPPG).

Ana Carla Prado

Formada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Gestão Ambiental, é assessora de Planejamento e Crise do centro de Operações e Resiliência na cidade do Rio de Janeiro.

Fernando Gonzalez

Assessor operacional do Centro de Operações e Resiliência da Cidade do Rio, é formado em Engenharia de Telecomunicações, com especialização em Gestão de Transportes de Passageiros pela Coppe/UFRJ e Liderança Pública pelo instituto Cidadis.

Letícia Cotrim

Professora da Faculdade de Oceanografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e co-autora do Sexto Relatório de Avaliação do Clima do IPCC (AR6 - 2021).

Lidiane Lima

Doutora em engenharia oceânica, pós-doutoranda na Área de Engenharia Costeira na COPPE/UFRJ e hidróloga no Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, CEMADEN-RJ.