A Cátedra

A Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano foi criada em 2018 para contribuir com a UNESCO e a Comissão Oceanográfica Intergovernamental para a produção da “ciência que necessitamos para o oceano que queremos”, tendo um papel estratégico na promoção da Década do Oceano.

A Cátedra está vinculada ao Instituto de Estudos Avançados e ao Instituto Oceanográfico, ambos da Universidade de São Paulo, e busca aglutinar pessoas e esforços de diversas instituições nacionais e internacionais para promoção da sustentabilidade do oceano.

A Cátedra promove e contribui com a Agenda Global do Oceano e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (“Vida na água”), e os demais, que interagem direta e indiretamente com o oceano.

Ela promove a pesquisa integrada e interdisciplinar, bem como o desenvolvimento tecnológico e a inovação para a promoção da economia azul e do uso sustentável do oceano.

A Cátedra valoriza e dissemina a cultura oceânica visando ampliar o conhecimento da sociedade sobre o oceano.

Ela também busca aproximar a ciência da tomada de decisão, atuando como observatório do oceano e qualificando as políticas públicas.

A Cátedra realiza um trabalho estruturante, continuado e crescente de promoção e disseminação do conhecimento e de valorização do oceano.

Como estratégias de atuação, a Cátedra promove:
·   Articulação de redes de instituições e iniciativas voltadas aos oceanos;
·   Comunicação e divulgação científica;
·   Publicações;
·   Relatórios sobre o estado dos oceanos;
·   Eventos;
·   Cursos para tomadores de decisão e jovens cientistas.

A Cátedra é um laboratório de ideias e um centro de síntese que visa estabelecer pontes e atuar na fronteira do conhecimento, buscando construir, canalizar, catalisar e catapultar ações em prol do oceano.

A Cátedra pretende que tenhamos nada menos que “Dos Mares, o Melhor”.

Equipe

Alexander Turra

Coordenador

Biólogo e doutor em Ecologia pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP).

Katharina Grisotti

Colaboradora Técnica

Graduanda em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista do Programa de Políticas Públicas do Instituto Oceanográfico (GPP-IOUSP)

Camila Pegorelli

Colaboradora Técnica

Oceanógrafa pela Universidade de São Paulo (USP)

Giovana Santini

Colaboradora Técnica

Graduanda em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista do Programa de Políticas Públicas do Instituto Oceanográfico (GPP-IOUSP).

Carolina Tieko

Colaboradora Técnica

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Monique Rached

Colaboradora Técnica

Bióloga pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em jornalismo cientifico

Bianca Gabani

Colaboradora Técnica

Oceanógrafa pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista do programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB)

Maria Letícia Saraiva

Colaboradora Técnica

Graduanda em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista do Programa de Políticas Públicas do Instituto Oceanográfico (GPP-IOUSP).

Rebeca Assis

Colaboradora Técnica

Oceanógrafa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Nicole Malinconico

Colaboradora Técnica

Bióloga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutoranda no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP)

Rita Feodrippe

Colaboradora Técnica

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora e mestra em Estudos Marítimos pela Escola de Guerra Naval (EGN).

Rafael Martins

Colaborador Técnico

Graduando em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista do Programa de Políticas Públicas do Instituto Oceanográfico (GPP-IOUSP).

Maria Eugênia Fernandes

Colaboradora Técnica

Graduanda em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP). Colaboradora técnica WWF.

Parceiros