Áreas Marinhas Protegidas no Brasil

04/03/2022

Foto de Ze Paulo Gasparotto disponível no Unsplash

O Brasil possui uma extensa área marítima sob jurisdição nacional, que pode atingir mais de 5,7 milhões de km², equivalente a 67% do território terrestre do país. Devido ao seu tamanho e grande biodiversidade, comparáveis à da Floresta Amazônica, essa área marítima também é conhecida como Amazônia Azul. A Amazônia Azul tem importância inquestionável devido à diversidade de seus recursos naturais, como a biodiversidade marinha, sua influência no clima brasileiro e às diversas atividades econômicas e culturais que ela sustenta.

Apesar de sua enorme importância para a manutenção da biodiversidade marinha, um fator a ser considerado é a necessidade de políticas públicas efetivas, tendo em vista que a exploração dos recursos na Amazônia Azul nem sempre é sustentável. A preservação da biodiversidade marinha é fundamental para a manutenção da Amazônia Azul, assim como para a Floresta Amazônica.

Os principais objetivos deste workshop são engajar cientistas, stakeholders, setor público e sociedade no desenvolvimento da Amazônia Azul, com foco na garantia da sustentabilidade de sua biodiversidade marinha. Os objetivos específicos incluem conectar cientistas que pesquisam os habitats marinhos e a resiliência dos ecossistemas marinhos no Brasil com especialistas em economia azul e o setor público para discutir políticas públicas eficazes para um Planejamento do Espaço Marinho para a Amazônia Azul, com foco nas vulnerabilidades dos ecossistemas marinhos e como garantir um oceano saudável e resiliente.

O webinar apresentará o Primeiro Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e promoverá o encontro de líderes comunitários, cientistas e setor público para discutir como alcançar um oceano saudável e resiliente, apoiando a tomada de decisão. Esta Atividade Satélite discutirá como promover a conciliação de diferentes sistemas de conhecimento para a gestão e promoção de sistemas marinhos. Além disso, a disseminação do conhecimento científico e tradicional através de tais eventos é fundamental para a educação e o desenvolvimento de uma cultura sustentável de uso do meio marinho. Espera-se que a combinação desses benefícios promova ações que apoiem a conservação marinha e o desenvolvimento sustentável.

Este workshop é uma Atividade Satélite do Laboratório "Um Oceano saudável e resiliente" da Década do Oceano

Acompanhe o Webinar!

Data: 11 de março de 2022

Horário: 8h30

Youtube da Cátedra!

Conheça os participantes

Alexander Turra

Professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e coordenador da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano.

Simone Pennafirme

Doutora em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense. Gerente do Núcleo de Vida Marinha da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.

Cristiana Simão Seixas

Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) da Universidade Estadual de Campinas.

Márcia Regina Correa Santos

Presidente por 12 anos da Associação de Caranguejeiros e Amigos do Mangue de Magé (Acamm), moradora de Suruí, no recôncavo da Baía de Guanabara, Rio de Janeiro.

Rafael Magris

 Analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente - ICMBio.