Cursos

27/03/2017

Curso de Atualização para Educadores

Lixos nos mares: do entendimento à solução

Foto: 36525019 © Federico Marsicano

O lixo é um dos maiores desafios da humanidade e, em especial, para o oceano, esse importante e sensível ambiente que sustenta a vida no planeta. Lixo no mar é um problema, mas também é um sintoma de uma sociedade insustentável. Solucionar esse problema requer uma reflexão crítica sobre a forma como a sociedade se organiza e lida com os recursos naturais e os seus resíduos. Combater o lixo no mar é, mais do que uma atitude em prol do oceano, um ponto de inflexão para resguardarmos a dignidade humana.

Nesse contexto surge o Programa “EnTenda o Lixo” (@entendaolixo), uma iniciativa do Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha (Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo), Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo, Instituto Socioambiental do Plástico - Plastivida e Instituto Costa Brasilis. Esse programa visa estimular uma reflexão, pelos mais variados meios educativos e considerando tanto a educação formal como a não-formal, sobre as origens, destinos e impactos do lixo no mar como subsídio para identificar formas de ação diante desse relevante problema socioambiental.

O curso “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução” foi idealizado com vistas a subsidiar educadores de todos os níveis educacionais, formais (EI, EF-I, EF-II, EM, EJA) - públicos e privados - e não formais, a elaborarem atividades voltadas para uma reflexão crítica e ação. Pretende-se enriquecer o repertório dos educadores com conteúdos atuais sobre lixo no mar e sobre o oceano, buscando o desenvolvimento de práticas educativas, com base em uma abordagem holística, participativa, integrada e continuada da questão. O uso de correntes educativas emancipatórias e transformadoras na forma de abordagem do tema pretende criar um vínculo do educador com os seus alunos, a comunidade escolar e entorno da escola, possibilitando um ambiente de discussão continuada sobre o lixo nos mares.

Totalizando 40 horas de atividades à distância, o curso envolve um conjunto de estratégias pedagógicas: aulas expositivas, palestras, oficina participativa, fórum de discussão, aprendizado baseado em problema e avaliação entre pares, amparadas por um rico conjunto de recursos pedagógicos como vídeos e material bibliográfico diversificado.

A elaboração e oferecimento do curso “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução”, além dos idealizadores acima, conta com a parceria da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), sendo elencado o lixo no mar como um dos temas prioritários no X Plano Setorial para os Recursos do Mar.

Para maiores informações, acesse o link: Curso Lixo nos Mares 2021 (766 downloads)

O curso “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução” será oferecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo:

Período do curso: 22 de março a 25 de junho de 2021.

Período de Inscrições: 08 a 12 de março de 2021.

Público-alvo: Educadores de todos os níveis educacionais, formais (EI, EF-I, EF-II, EM, EJA) - públicos e privados - e não formais.

Custo: gratuito.

No caso do número de inscritos exceder o número de vagas, a aprovação da inscrição deverá acontecer por meio de sorteio.
Data da realização do sorteio: 16 de março de 2021.

Inscrições on-line aqui.

Selecione: Instituto Oceanográfico

Caso necessite de mais informações, contate: cursolixonosmares@gmail.com 

Foi realizado na base Dr. João de Paiva Carvalho do Instituto Oceanográfico da USP, em Cananeia (SP), de 19 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020, o IV curso sobre Governança Oceânica, Ciência Oceânica e Geoética para América Latina e o Caribe promovido anualmente pelo Instituto Internacional dos Oceanos (IOI) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A presente edição contou com a coorganização do IOUSP e o apoio da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos, representados pelo Prof. Alexander Turra.

Foram 120 horas de atividades distribuídas ao longo de quatro semanas de imersão. Os diretores dos Centros de Treinamento e Suporte do IOI coordenaram o curso e os professores convidados lideraram as atividades, sendo responsáveis pelos diferentes módulos, além de contar com as contribuições de especialistas locais convidados. Nessa edição o treinamento teve a participação de 21 estudantes do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal) e México e 19 professores, entre Brasil, Argentina e Costa Rica. Essa pluralidade permitiu um enriquecimento cultural e compartilhamento de experiências acadêmicas entre os professores e alunos. Os participantes selecionados para o treinamento foram jovens estudantes de pós-graduação e profissionais interessados na área de governança e gerenciamento costeiro e oceânico.

Saiba mais.