Cursos

27/03/2017

Foi realizado na base Dr. João de Paiva Carvalho do Instituto Oceanográfico da USP, em Cananeia (SP), de 19 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020, o IV curso sobre Governança Oceânica, Ciência Oceânica e Geoética para América Latina e o Caribe promovido anualmente pelo Instituto Internacional dos Oceanos (IOI) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A presente edição contou com a coorganização do IOUSP e o apoio da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos, representados pelo Prof. Alexander Turra.

Foram 120 horas de atividades distribuídas ao longo de quatro semanas de imersão. Os diretores dos Centros de Treinamento e Suporte do IOI coordenaram o curso e os professores convidados lideraram as atividades, sendo responsáveis pelos diferentes módulos, além de contar com as contribuições de especialistas locais convidados. Nessa edição o treinamento teve a participação de 21 estudantes do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal) e México e 19 professores, entre Brasil, Argentina e Costa Rica. Essa pluralidade permitiu um enriquecimento cultural e compartilhamento de experiências acadêmicas entre os professores e alunos. Os participantes selecionados para o treinamento foram jovens estudantes de pós-graduação e profissionais interessados na área de governança e gerenciamento costeiro e oceânico.

Saiba mais.

Lixos nos mares: do entendimento à solução

O curso “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução” foi idealizado com vistas a subsidiar educadores de todos os níveis educacionais, formais (EI, EF-I, EF-II, EM, EJA) e não formais, a elaborarem atividades voltadas para a reflexão crítica e ação. Pretende-se enriquecer o repertório dos educadores com informações úteis e atuais sobre lixo no mar e sobre o oceano, buscando o desenvolvimento de práticas educativas com base em uma abordagem holística, participativa, integrada e continuada da questão. O uso de correntes educativas emancipatórias e transformadoras na forma de abordagem do tema pretende criar um vínculo do educador com os seus alunos, a comunidade escolar e entorno da escola, possibilitando um ambiente de discussão continuada sobre o lixo nos mares.

A elaboração e oferecimento do curso “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução”, além dos idealizadores acima, conta com a parceria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), que elencou o lixo no mar como um tema prioritário no X Plano Setorial para os Recursos do Mar.

Para maiores informações, acesse o link Divulgação_Cátedra.pdf (41 downloads) .

Dúvidas ou interesse na formação de turmas: cursolixonosmares@gmail.com ou https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=210300005&cod_edicao=20001&numseqofeedi=1