Lixo nos Mares: do entendimento à solução

 

Considerando a complexidade do tema, o livro “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução” apresenta um conteúdo diversificado, organizado em quatro partes. A Parte I aborda as principais características dos resíduos; a Parte II trata dos impactos dos resíduos no ambiente marinho; a parte III aborda as iniciativas nacionais e internacionais para solucionar o problema; por fim, a Parte IV dialoga sobre o que pode ser feito para combater os resíduos sólidos no mar. Com esse embasamento e as discussões que se seguirão, pretende‐se criar um cenário proativo e colaborativo para estimular o engajamento dos variados segmentos da sociedade na realização de ações para equacionar essa questão.

A motivação para a produção deste livro é resultado do conhecimento científico produzido, principalmente após iniciativas que surgiram desde a década de 1960, sobre resíduos sólidos nos mares e que culminaram na assinatura do Compromisso de Honolulu e da Declaração Global das Associações do Plástico, por instituições de ensino e pesquisa, organismos nacionais e internacionais e organizações da sociedade civil. Mais especificamente, a elaboração desse material foi estimulada pela amplificação da discussão dessa temática em nível nacional e internacional, pela sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Plano de Combate ao Lixo no Mar e pelas ações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da Assembleia Ambiental das Nações Unidas. Nesse contexto, surge a necessidade de ampliar e aprofundar essa discussão.

Entende‐se que o problema da geração e acúmulo de resíduos começa muito antes da sua chegada ao mar, tendo íntima relação com o comportamento humano e com a capacidade de gerenciamento dos resíduos sólidos, temas que precisam ser internalizados na sociedade. Assim, a presente obra visa apresentar um panorama atual sobre o lixo nos mares, utilizando uma linguagem apropriada para a sociedade em geral, que busca incluir estudantes, professores e tomadores de decisão. Referências a documentos e estudos atuais são feitas ao longo de todo o livro, de forma a permitir um aprofundamento do conteúdo.

O livro é autorado por Alexander Turra, Marina Ferreira Mourão Santana, Andréa de Lima Oliveira, Lucas Barbosa, Rita Monteiro Camargo, Fabiana Moreira e Márcia Regina Denadai. O prefácio foi preparado pelos velejadores Vilfredo e Heloísa Schurmann. As ilustrações foram elaboradas pelo Oceanógrafo Douglas Vieira da Silva.

É uma realização da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, Instituto de Estudos Avançados e Instituto Oceanográfico, da Universidade de São Paulo, e Instituto Costa Brasilis. Foram parceiros nessa realização o Instituto Socioambiental do Plástico (PLASTIVIDA), o Fórum Setorial dos Plásticos - Por um Mar Limpo, a Secretaria Executiva da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e o Ministério do Meio Ambiente.

* Comunicamos que os arquivos foram atualizados devido a um problema detectado por alguns usuários. A existência de muitos links externos foi erroneamente interpretada como uma ameaça por alguns dispositivos de segurança (antivírus). Sendo assim, decidimos por excluir os links ativos para evitar tais problemas. Também foi necessária uma atualização na imagem e legenda da Figura 4.5.

Downloads: 

Arquivo em alta definição

Arquivo em baixa definição