A Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano foi criada em 2018 para contribuir com a UNESCO e a Comissão Oceanográfica Intergovernamental para a produção da “ciência que necessitamos para o oceano que queremos”, tendo um papel estratégico na promoção da Década do Oceano.
A Cátedra está vinculada ao Instituto de Estudos Avançados e ao Instituto Oceanográfico, ambos da Universidade de São Paulo, e busca aglutinar pessoas e esforços de diversas instituições nacionais e internacionais para promoção da sustentabilidade do oceano.
A Cátedra promove e contribui com a Agenda Global do Oceano e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (“Vida na água”), e os demais, que interagem direta e indiretamente com o oceano.
Ela promove a pesquisa integrada e interdisciplinar, bem como o desenvolvimento tecnológico e a inovação para a promoção da economia azul e do uso sustentável do oceano.
A Cátedra valoriza e dissemina a cultura oceânica visando ampliar o conhecimento da sociedade sobre o oceano.
Ela também busca aproximar a ciência da tomada de decisão, atuando como observatório do oceano e qualificando as políticas públicas.
A Cátedra realiza um trabalho estruturante, continuado e crescente de promoção e disseminação do conhecimento e de valorização do oceano.
Como estratégias de atuação, a Cátedra promove:
- Articulação de redes de instituições e iniciativas voltadas aos oceanos;
- Comunicação e divulgação científica;
- Publicações;
- Relatórios sobre o estado dos oceanos;
- Eventos;
- Cursos para tomadores de decisão e jovens cientistas.
A Cátedra é um laboratório de ideias e um centro de síntese que visa estabelecer pontes e atuar na fronteira do conhecimento, buscando construir, canalizar, catalisar e catapultar ações em prol do oceano. Nós queremos nada menos que “Dos Mares, o Melhor”.
A Cátedra está vinculada ao Instituto de Estudos Avançados e ao Instituto Oceanográfico, ambos da Universidade de São Paulo, e busca aglutinar pessoas e esforços de diversas instituições nacionais e internacionais para promoção da sustentabilidade do oceano.
Busca promover a alfabetização oceânica e transmiti-la para o maior número possível de pessoas, considerando uma abordagem transformadora. Exemplos de iniciativas incluem cursos de educação e treinamento, eventos de conscientização, produtos multimídia, kits educacionais, a plataforma Oceanoteca, o Programas de Políticas Públicas, publicações acadêmicas, não-acadêmicas e jornalismo científico.
Visa ao desenvolvimento, apoio e disseminação de informações relacionadas à pesquisa científica marinha inovadora, incluindo o suporte para a sociedade, políticas públicas e áreas marinhas protegidas. Por meio do Pesquisa-Oceano, a Cátedra contribui com a construção da “Ciência que precisamos para o Oceano que queremos”.
Pretende catalisar um movimento em que diferentes organizações – privadas, públicas e ONGs – trabalhem juntas para garantir um futuro melhor para o nosso oceano. Isso envolve o “Compromisso para o Futuro do Oceano” e a “Aliança para o Futuro do Oceano”, mas também redes que são fomentadas e apoiadas pela Cátedra.
Promove a curadoria e disseminação do trabalho de artistas, músicos, repórteres, cineastas, movimentos sociais, projetos, ONGs, organizações públicas, empresas, bem como canais da internet que produzem e disseminam conteúdos relacionados ao oceano.
Busca promover a diversidade, equidade e inclusão para garantir um futuro melhor para o oceano e para o mundo. Com essa iniciativa, a Cátedra catalisa a discussão sobre diversidade e acessibilidade e atua em direção a produtos de comunicação e eventos mais inclusivos.
Foca na promoção da Economia Azul (ou Economia Sustentável para o Oceano) por meio de eventos para discutir o papel da inovação e do empreendedorismo e do incentivo a iniciativas empreendedoras que contribuem para a sustentabilidade do Oceano.