2022 - 2025 [Coordenação]

mipMaP

Mapeamento multiescala do risco de microplásticos no ambiente marinho na biodiversidade e segurança alimentar.

O lixo no mar é um problema crescente e urgente que exige atuação em várias frentes convergentes para poder compreender e combater o problema. Os microplásticos (mps), que são partículas com menos de 5 mm, são onipresentes e impactam a qualidade ambiental e a biodiversidade. Quando ingeridos, os MPs causam mortalidade e estresse fisiológico e atuam como vetores de poluentes para a biota, afetando consequentemente a segurança e segurança alimentar através de seus efeitos nocivos às populações e/ou qualidade dos organismos marinhos consumidos (frutos do mar).

Neste contexto, a presente proposta tem como objetivo mapear o risco potencial (exposição) de mps na biodiversidade marinha e avaliar a segurança/segurança alimentar quantificando-os e tipificando-os em bivalves marinhos, que são filtradores e amplamente consumidos. Com o apoio de diversas parcerias com instituições nacionais e internacionais, o projeto irá avaliar as concentrações de pmps em bivalves ecologicamente e economicamente relevantes, que serão coletados na natureza e/ou adquiridos no mercado local. Diferentes escalas espaciais são consideradas nesta proposta, desde local e regional até nacional e internacional.

As amostras serão submetidas à digestão química e filtração para posterior quantificação e tipificação de pf, seguindo protocolos padronizados internacionalmente (GESAMP) e recomendados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Para isso, um espectrômetro μ-FTIR será adquirido e para análises de mps dedicadas. A proposta tem como resultado estratégico e estruturante: a criação de um laboratório multiutilizador que possa servir a comunidade científica, o Centro de Referência para a Quantificação e Tipificação do Lixo Marinho (CeLMar), onde será feito o acesso ao μ-FTIR disponíveis de forma orientada, gratuita e sem burocracia, contribuindo para a capacitação dos alunos e ampliando a capacidade do país em gerar conhecimento sobre o tema.

Compromisso para o Futuro do Oceano