Rede Oceano Limpo

Construção participativa das recomendações para a estratégia estadual de enfrentamento ao lixo no mar no Rio de Janeiro.

O projeto leva uma adaptação do modelo proposto dentro do projeto PEMALM para o Estado do Rio de Janeiro. É realizado no âmbito do programa TAC Almoxarifados Submarinos (TAC ALSUB), coordenado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), como medida compensatória estabelecida por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal (MPF) e Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS. O projeto busca gerar impulso político para a agenda de combate ao lixo no mar no estado, articulando diferentes setores da sociedade para estabelecer um processo integrado e participativo de produção e compartilhamento de informações sobre lixo marinho e construir uma rede colaborativa para geração de conhecimento de base e estratégias para abordar a questão.

Espera-se que, com o impacto dos produtos gerados, o tema lixo no mar seja internalizado nas políticas públicas do estado e, consequentemente, contribua para a diminuição da dimensão do problema.

Parceria: FunBio

Compromisso para o Futuro do Oceano

Parceria